Buscar
  • Natália Moura*

Qual é o seu maior sonho?

Atualizado: Abr 9

E ela nos respondeu, com um sorriso no rosto “eu não posso sonhar.”


Aysha* é uma menina de 17 anos, uma jovem muito bonita, alta, magra e de pele morena. A missionária Sabrina Silva* a conheceu quando estava assando pão no forno comunitário do Vilarejo. Ela vem de família muçulmana e tem quatro irmãos. Aysha* é uma jovem muito inteligente e a única menina que fala um pouco de inglês aqui no vilarejo, ela aprendeu estudando sozinha já que na escola em que ela frequenta, o inglês não é uma matéria obrigatória. Falando em escola, depois dessa quarentena, ela provavelmente não voltará a estudar. Seus irmãos são extremamente ciumentos, protetores e mantém Aysha* em casa o máximo que conseguem.


Aysha* é uma jovem muito inteligente e a única menina que fala um pouco de inglês aqui no vilarejo, ela aprendeu estudando sozinha já que na escola em que ela frequenta, o inglês não é uma matéria obrigatória.


Falando em escola, depois dessa quarentena, ela provavelmente não voltará a estudar. Seus irmãos são extremamente ciumentos, protetores e mantém Aysha* em casa o máximo que conseguem.


Há alguns dias ela nos chamou para comer um prato que ela e a prima dela, Amira*, iriam preparar. Aceitamos o convite e então fomos a casa dela. Quando chegamos ela tinha estendido alguns tapetes no quintal, debaixo das oliveiras que seu pai cultiva.


Eu estou aqui há mais ou menos 7 meses e a Sabrina* há mais de 9 meses e ainda sim, tudo o que ela nos disse, chocou. Não porque esperávamos que a vida dela fosse igual a nossa, mas porque achávamos impossível alguém ter uma vida como a dela e ainda sim ter um sorriso no rosto.


Aysha* não pode ter redes sociais, quase não sai de casa e por isso não tem contato com o mundo exterior. Ela não sabe sobre outras religiões, culturas e é privada de obter conhecimento. Ela nos explicou muito sobre como as mulheres no Islã vivem e algumas tradições, mas ela mesmo, sabe pouquíssimo sobre sua própria religião e quase nada sobre o alcorão.


Naquele mesmo dia perguntamos a Aysha* qual é o seu maior sonho? E ela nos respondeu, com um sorriso no rosto “eu não posso sonhar.” Engolimos a seco aquela resposta e mudamos a pergunta. E se você pudesse fazer tudo, o que você faria primeiro? E ela, já sem o sorriso, respondeu. “Eu iria a praia, visitaria os lugares mais bonitos, viajaria o mundo, mas sei que é impossível.”


Mais tarde ela pegou o celular da Sabrina* e começou a olhar as fotos do celular dela e disse que nossa vida é muito linda e perfeita…


(*nomes fictícios por questões de segurança)




4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O natal não celebrado

“It’s the most wonderful time of the year” É o tempo mais incrível do ano. Essa é umas das músicas mais escutadas quando nos referimos as tradições natalinas. Me recordo que logo no início de novembro

Despedidas

- Tiago, já compramos as cordas para te amarrar antes da viagem. - Vamos esconder as tuas malas para que tu não vás embora. Tenho certeza de que o plano de Deus estava traçado para que eu morasse por