Projeto Tawbuid

Os Tawbuid são os mais numerosos de povos indígenas do grupo Mangyan e vivem nas terras altas e isoladas da ilha de Mindoro, nas Filipinas.
Projeto Tawbuid

Local

2021
Mindoro, Filipinas

Sobre o povo

O Povo

As montanhas desta região têm mais de 6.000 pés de altura e estão localizadas a cerca de dois dias de caminhada da costa. Os estrangeiros são geralmente proibidos, embora uma visita ocasional a uma vila externa de Tawbuid não seja algo raro. Os Tawbuid são muito tímidos e geralmente fogem se virem você, pois foram ensinados que os estrangeiros podem comê-los. Qualquer comércio feito com o mundo exterior geralmente é feito através das aldeias vizinhas de Alangan. Sua dieta consiste apenas em frutas, plantas e vegetais, além de animais que eles podem matar caçando.

O Projeto

O povo Tawbuid é uma tribo irmã dos Alangan que vivem nas montanhas da ilha de Mindoro, nas Filipinas. Em 1994, os missionários Tim e Dawn Holbrook, levaram o Evangelho aos Tawbuid e construíram uma igreja próspera, que ainda hoje cresce. O filho deles, John, passou a infância lá, aprendendo os costumes, a língua e a cultura desse grupo remoto. Dezessete anos depois, John Holbrook está levando o Evangelho às pessoas Tawbuid vizinhas não alcançadas.

Um dia, vários anos atrás, os Holbrooks conversaram com Ramone, um ancião da igreja local em Pandurukan, sobre levar o Evangelho às tribos vizinhas. Era um conceito completamente novo para Ramone, e ele pensou profundamente sobre suas implicações. Naquela noite, ele teve um sonho. Deus mostrou a ele o povo Tawbuid em uma ilha que estava queimando. Estavam chorando e implorando por ajuda, pois Ramone estava com os Alangan em uma ilha segura nas proximidades. Então ele viu um tronco abaixado entre as duas ilhas e lhe disseram que esse tronco representava Jesus. Meses depois, ele teve outro sonho – que ele e um missionário da AFM estavam levando o Evangelho ao Tawbuid. Mais recentemente, Ramone teve outro sonho em que Deus lhe mostrou um mapa do mundo e em que lugar era o momento certo para apresentar as pessoas ao Evangelho. Os que estavam prontos estavam sombreados em verde. Aqueles que precisavam esperar estavam sombreados em vermelho. Então o mapa ampliou o Tawbuid e a cor ficou verde brilhante. A janela de oportunidade para alcançar o Tawbuid é agora, e John é o missionário da AFM que está inovando com esta tribo remota.

Atualmente, o foco do projeto principal é treinar e equipar líderes e missionários nativos na liderança da igreja local, evangelismo, saúde, agricultura e ensinar aos nativos a ganhar a vida, além de ajudar aos estudantes nativos a receber educação superior, a fim de retornar e ajudar suas tribos no desenvolvimento e evangelismo.

Compartilhe este projeto